Páginas

segunda-feira, 10 de março de 2014

A menina que roubava livros - MARKUS ZUSAK


Resenha:
A história nos mostra a tragetória de Liesel Meminger, cuja mãe era comunista, perseguida pelo nazismo, ela decide enviar Liesel e seu irmão para uma família no subúrbio da cidade alemã. Durante o trajeto seu irmão morre e é enterrado, nesse momento o coveiro deixa cair um livro na neve. É o primeiro livro (Manual do coveiro) que Liesel roubou, mas ela ainda não sabia ler.
Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, o mesmo lhe ensia lições sobre leitura. 
 Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. 
A vida ao seu redor gira em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Liesel tem uma amizade forte com Rudy Steiner.
Conheceu também seu amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar: Max Vanderburg, um judeu fugitivo que encontra refúgio no porão de Hans e Rosa.
A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.



Na minha opinião é um dos melhores livros que já li até hoje. Toda vez que algum(a) amigo(a) comenta se tenho algum livro para indicar, é esse que eu indico.
Todos os detalhes que o autor menciona no livro são perfeitos.
No começo do ano 2014 foi lançado o filme, eu e mais três amigas fomos ver no cinema, espetacular. Tivemos muitas emoções, sorrimos, choramos, literalemte amamos o filme, claro que não reproduziu 100% do que o livro conta, mas confesso que é o primeiro filme que não me decepciono, ele não reproduziu todos os minímos detalhes como no livro, mas o que reproduziram foi perfeito.
Foram 2h e 10min de filme com tremenda intensidade, onde me deu vontade de ler novamente o livro.
A nova edição ficou muito legal, show, amei.

Editora: INTRINSECA












Um comentário:

  1. Realmente é um livro que dá pra indicar sem medo, uma leitura quase obrigatória.

    ResponderExcluir